segunda-feira, 13 de abril de 2009

HOJE É DIA DO HINO NACIONAL

O hino brasileiro nasceu ao calor das agitações populares, num dos momentos mais dramáticos de nossa História, quando a independência do Brasil vacilava em razão dos desmandos autoritários do mesmo soberano que a proclamara. Para comemorar a abdicação de D. Pedro I, forçada pelo clamor dos patriotas, Manuel da Silva (discíplo de José Maurício e, por algum tempo, de Segismundo Newkomn) refez o hino que criara em 1822 para saudar nossa emancipação política e que se transformou num grito de rebeldia da Pátria livre contra a tutela portuguesa.
Segundo Luís Heitor de Azevedo Correia, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pela primeira vez no cais do Largo do Paço (ex-cais Faroux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), executado entre girândolas de foguetes e vivas entusiásticos, quando da partida de D. Pedro I. Portanto, em 13 de abril de 1831.

Uma letra para o Hino NacionalSomente em 1906 Coelho Neto propôs à Câmara dos Deputados que fosse dado ao Hino Nacional um só poema. Proposta que só se concretizou 16 anos depois. Assim a letra definitiva do Hino Nacional foi escrita em 1909, por Osório Duque Estrada. Porém só foi oficializada por Epitácio Pessoa em 1922, às vésperas do I.º Centenário da Independência. Por ter sido originalmente criada para execução em orquestra, a música foi adaptada para também poder ser cantada.


Clique aqui para ler a letra inteira do Hino Nacional.



Algumas palavras do Hino Nacional com seu significado:



Brado - grito
Clava - maça; porrete
Colosso - estátua descomunal; pessoa agigantada
Fulguras - cintila; lampeja
Garrida - elegante; vistosa
Idolatrada - muito amada; venerada
Impávido - destemido
Penhor - prova; garantia
Plácidas - calmas
Resplandece - brilha
Retumbante - barulhento
Fúlgidos - brilhante; luminoso
Vívido - intenso;, forte
Límpido - transparente

Nenhum comentário:

Postar um comentário