terça-feira, 24 de março de 2009

Prefeitos firmam pacto de desenvolvimento

Mesa redonda tratou de vários assuntos pertinentes a região, inclusive a idéia do trabalho consociado.

Vale do Açu - Diante da crise econômica mundial originada nos Estados Unidos e sentida intensamente nos pequenos municípios, os prefeitos de oito cidades da região (o chamado G8) não hesitaram em convocar uma reunião para discutir os problemas comuns que vem afetando em cheio a vida financeira das prefeituras.

Tal iniciativa se verificou na tarde/noite desta terça-feira, 24, em Carnaubais. O prefeito anfitrião Luizinho abriu o debate dando boas vindas aos colegas Ivan Júnior (Assú), Leonardo Oliveira (Ipanguaçu), Gilberto Lopes (Itajá), José Arimatéia (São Rafael), Eider Medeiros (Alto do Rodrigues) e Titico Gomes (Porto Mangue). Dos convidados, faltou unicamente Ivan Padilha, de Pendências.

Pra começo de conversa foi carimbada a idéia do “consócio do desenvolvimento regional do vale do Açu”. Os prefeitos procuraram dar um sentido de resgate ao movimento municipalista que desde a década de 90 deixou de existir com a extinção da antiga AMVALE.

Apesar de não ter criado ainda o Conselho de Administração, é fato que os prefeitos estão associados por interesses comuns no enfrentamento de todas as dificuldades, desde a saúde, um dos setores mais preocupantes, até a questão da segurança, passando pelas políticas públicas de incentivo a cultura e a economia regional.

Ficou acordado que os prefeitos do G8 se reunirão na última terça-feira de cada mês. A próxima reunião está agendada para o dia 28 de abril na cidade de Porto do Mangue onde será discutido pelos prefeitos somente o Consócio da Saúde do Vale do Açu.

Pontos discutidos ontem.

CRISE
Uma inflexão sobre a queda nas receitas dos municípios foi um dos assuntos tratados. “A redução do FPM deixou os prefeitos em maus lençóis”, disse Ivan Júnior, que coordenou a reunião. Diante do aperto, se falou ainda na possibilidade de redução de gastos. Inclusive, o prefeito Leonardo, de Ipanguaçu estuda até mesmo a diminuição no percentual do repasse mensal a Câmara de Vereadores. “Essa crise é uma bola de neve e pode nos engolir”, disse o prefeito.

SAÚDE
Para desafogar os municípios a saída é mesmo a criação do “Consócio da Saúde”. Nisso todos concordaram. “Para atender as necessidades do Vale com uma população de mais de 150 mil habitantes só é possível através de parcerias”, defende Luizinho. Foi proposta a contratação de especialistas (ortopedista, psiquiatra, dentre outras) pelas prefeituras sendo que o serviço assistência permanente na região. Outra idéia é a instalação da SAMU com uma unidade de referencia em Assú.

SEGURANÇA
Existe por parte dos prefeitos a preocupação com a violência crescente nas cidades. Os dirigentes reivindicarão junto a Secretaria de Segurança do Estado uma ação pertinente no sentido de garantir maior reforço policial na região. “A situação só não é pior por que agente incentiva os policiais com gratificações e combustíveis para as viaturas”. Disse o prefeito Eider Medeiros, do Alto do Rodrigues. Já Ivan Júnior lembrou que o 10º Batalhão, como sede em Assú, é menor em termos de efetivo policial.

ENCHENTES
Em comum, os oito municípios sofrem demasiadamente com as enchentes do rio Açu. Para se ter uma idéia as seqüelas vivenciadas no ano passado ainda estão bem vivas. “Ainda não conseguimos nos recuperar dos estragos causados no município”, afirmou Titico Gomes, de Porto do Mangue que teve metade de sua população ilhada sem estradas. O temor é de uma nova enchente, o que se caso ocorra, expulsará de vez os investidores da região. “Será catastrófico para o Vale”, avalia Gilberto Lopes, prefeito do Itajá.

CULTURA
Nesse ponto, foi discutida a criação de um calendário de eventos regional possibilitando maior intercambio cultural desses municípios. “A iniciativa é louvável, pois levará coisa nova para minha cidade [São Rafael] carente de lazer”, afirmou Arimatéia, prefeito da cidade. Na próxima reunião do G8, os secretários ou chefes de departamentos de cultura dos municípios se reunirão paralelamente para discutir atividades no setor. A educação também foi discutida amplamente na reunião.

Fonte:http://www.tonimartins.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário